Ensaio #2
“Eu não sou seu guru.” – Tony Robbins
Decidi começar este papo com uma pérola do Tony Robbins, em vez de bombardear você com um monte de citações sérias de Wall Street. Vamos tentar manter o clima descontraído, mesmo se tratando de temas sérios. Dessa vez um pouco sobre o trading automatizado e o MT5, evitarei ao máximo o “jargão técnico” para dividir minha experiência e caso não compreenda algo. Pode perguntar. Combinado?
Ah! E você pode se perguntar: “Cadê as explicações sobre os alertas encontrados no site?” Estamos chegando lá.
Anteriormente havia comentado que desde 2009, me identificava com o tema de programação voltada a finanças, se houvesse a noção do mundo “quant” que há hoje, possivelmente teria investido meu tempo e esforço nessa área, mais por uma questão de perfil que qualquer outra razão.
Ao iniciar a busca de conteúdo por trader automatizado no Brasil, me deparei com uma escassez de recursos educacionais nesse período, não haviam muitos cursos disponíveis, e embora plataformas como o MetaStock se destacassem, eram caras para iniciantes… até que me encontrei com mundo do MT5. Acho que ele surgia como aquela garota no colegial em filmes americanos. =)
Não sabe o que é o Metatrader e o MQL5?
Um breve [breve mesmo] resumo abaixo. Se já conhece pode pular essa parte.
O MetaTrader 5, ou MT5 para os mais chegados, é uma plataforma de negociação eletrônica amplamente utilizada no mundo para operações nos mercados financeiros, incluindo Forex, ações, commodities etc. Possui uma comunidade robusta de milhões de traders e desenvolvedores ativos, permite contratar freelancer e oferecer serviços como o mercado de indicadores e robôs (free e pagos) [ link ] . Lançado em 2010 pela MetaQuotes Software, a plataforma oferece o MQL5 como linguagem de programação específica, que permite criar e testar algoritmos de negociação personalizados (Backtestes), execução de ordens em tempo real, criação de gráficos, estratégias e tudo mais que seu conhecimento de desenvolvedor permitir. Recentemente também foram adicionadas algumas “expansões” como integração com python, banco de dados entre outros de uma maneira mais ‘suavizada’, o que expandiu ainda mais sua capacidade de análise de dados.
Diante desse desafio, tive a ideia brilhante de imprimir o manual completo do MQL5 [6.920 páginas], tentando absorver o conhecimento mesmo longe do computador, nem preciso dizer que essa abordagem foi ineficiente, talvez devido à tentativa de ler dentro de um ônibus\trem\metro\jegue durante o horário de retorno do trabalho ou por outras razões isso não funcionou . Foi nesse momento que compreendi que seria melhor começar entendendo o funcionamento de indicadores básicos [ Ex.: médias móveis], a leitura básica de gráficos, entre outros aspectos econômicos, antes de mergulhar na programação. “Como o YT e um bom pacote de dados naquela época teriam me ajudado.“
“Numa certa manhã de sol, envolto numa aura de magia, Joseph Climber o jovem que não se abala por nada, encontra uma nova noticia na internet…”
Não é que algum visionário lançou um robô pronto em MT5 e estava vendendo O robô e mensalmente cobrava assinatura das calibrações do pressets? Gente, resolvido o problema! Enquanto aprendia sobre o MQL5 ganharia um $$$ extra. O backtest do robô era fantástico, ofereciam parcelamento em 12x da compra de R$5.990, ainda poderia ser usado em 2 contas de corretoras diferentes. UMA BAGATELA pelo produto prometido. Ótimo para compartilhar com outro trouxa, digo, amigo entusiasta.
Resultado? Como você já deve suspeitar, perdemos muito dinheiro. O tal robô, nos grupos, era superestimado com assinantes afirmando que estavam lucrando. Se era verdade? Não sei. Acredito que, da mesma forma que nós, aqueles que perdiam ficavam em silêncio, pensando que estavam fazendo algo errado ou com vergonha de assumir publicamente quando tantos estavam afirmando o contrário. Além de acumular as perdas do robô e seu respectivo valor de aquisição, perdemos tempo que poderia ser investido em aprendizado mais relevante.
“Deve ser aqui que, em uma terrível luta mediúnica consigo mesmo, Joseph Climber amputava suas pernas”.
Por um tempo, também nos sentimos um pouco perdidos, pensando que estávamos fazendo algo errado que impedia o funcionamento adequado da estratégia. Quando o outro trouxa[rs], digo, meu amigo, que tinha um bolso mais fundo, acumulou um prejuízo de quase 8k, decidimos que era hora de parar!
No trading automatizado, entre muitas variáveis (e são MUITAS mesmo), existem fatores como slippage, ping, latência, time-frame, ou qualquer nome que você queira dar a essas e outras variáveis, como liquidez e volatilidade de um ativo. A maioria dos backtests pode não incorporar esses elementos, e esses fatores pode alterar quase tudo e ser fatal para o bom funcionamento da estratégia. É diferente ter uma estratégia que funciona para um único indivíduo que opera com valores pequenos do que para um grupo de indivíduos que operam com diferentes volumes. A falta de conhecimento desses elementos pode levar a perdas indesejadas
O documentário intitulado ‘O Código: Histórias de Alta Frequência’ explora empresas que investem bilhões para lucrar com diferenças de slippage de milissegundos. O filme mergulha no mundo da negociação de alta frequência (HFT) e como as empresas buscam ganhar vantagens mínimas no tempo de execução de ordens para obter lucros significativos nos mercados financeiros. Se tiver tempo, vale uma olhada.
Se eu tivesse um negócio com baixo investimento, altíssimo retorno e zero risco, eu não te contaria”
– Professor de empreendedorismo, cujo nome me fugiu a memória.
A ganância exagerada, a falta de conhecimento e até a terceirização [incauta] de responsabilidade para tomada de decisão, possivelmente, te colocarão em armadilhas ou farão de você um alvo fácil para vendedores de sonhos (Robô do Pix, Fórmula do Dinheiro Mágico, Opções Binárias, e assim por diante).
O óbvio, às vezes, precisa ser dito de maneira direta: ninguém pode prever com certeza se o mercado subirá, cairá ou permanecerá lateralizado, mesmo com um alto grau de probabilidade de direção de um movimento, os Cisnes Negros estão por aí. Nem mesmo a renda fixa é fixa; até o Tesouro Selic já presenteou períodos curtos com rentabilidade negativa.
Para conclusão da minha jornada sobre o MT5 e MQL5.
Ao participar dos foruns do MQL5, “encontrei” um profissional Brasileiro nos fóruns do MT5 | MQL5 encontrei Rodrigo Malacarme – CNPI [ fundador da Delta Trader e recentemente da OnTick], que devia ser um dos pioneiros em temas educacionais de MQL5 no Brasil naquela época, fiz alguns dos cursos dele pela Eduzz e isso foi um divisor de aguas para começar a desenvolver o que desejava, inclusive esse projeto que você está visitando. Mas diferente daquela época, existe muito material gratuito no YT, no Udemy com cursos que farão uma grande diferença no seu aprendizado para o mundo do trader automatizado, usando inclusive tecnologias como python, machine learning conectadas ao MT5.
Além do treinamento mencionado, não podemos opinar sobre qualquer outro produto, robôs e afins das empresas citadas, pois simplesmente não os utilizamos. Da mesma forma, não temos qualquer relação comercial com elas.
Só para deixar ainda mais claro, não estamos recebendo NADA, NADA, NADA, nem abraço, aperto de mão ou cafuné para referenciar as empresas e plataformas acima, ok? Se estiver empolgado com o projeto e quiser mandar uma doação em PIX, Coca-Cola, Cerveja, caldo de cana, cafezinho ou contribuir com o projeto de outra forma, fica a vontade para mandar um Oi pela formulário no site.
Deixar seu e-mail abaixo ou entrar no canal do Telegram também ajuda a nos manter conectados.
“A regra número um é: nunca perca dinheiro. A regra número dois é: nunca se esqueça da regra número um.” – Warren Buffet